O AMOR NÃO SE PERDE
É
próprio do cristão acreditar na força do amor. Um grande teólogo, ao observar a
falta de esperança em muitos cristãos, perguntava: “Acaso não sabemos que não
existe amor que se perde?”, e continuava afirmando, “Sabemos pela nossa fé que
o que o amor construiu não será destruído pelos obstáculos, mesmo que assim
pareça. O amor que é autêntico realiza, invisivelmente, a nova terra, onde
veremos, maravilhados, a construção daquilo que aqui nos parecia fracassar” (J.
L. Segundo). Ao afirmar que nenhum amor se perde, diz-se, em outras palavras,
que Jesus de Nazaré morreu e ressuscitou. Ou ainda, que Deus enviou ao mundo
seu Filho para anunciar-lhe a Boa Notícia de que a vida vence sobre a morte.
O amor renova tudo
No
mundo existe a força das armas, do ódio, da corrupção e da injustiça. O amor,
em contrapartida, parece tão frágil, por vezes é engolido nas artimanhas da
violência. Os homens de boa vontade, entre eles os cristãos, são provados e
desafiados duramente. Caso não estiverem bem fundamentados na fé e na
esperança, chegam a pensar que suas ações realizadas no amor e pelo amor estão
perdidas para sempre. Podem achar que diante da onda do mal, o bem se perde
irreparavelmente. Foi assim que terminou a vida terrena de Jesus. O Pai não
tirou seu Filho da cruz. Ele morreu gritando. Onde foi parar toda a sua vida de
doação? Todo amor que teve para o Pai e para os semelhantes? Teria se perdido?
Nesse exato momento somente a fé pode iluminar: “Pai, em tuas mãos entrego o
meu Espírito”. Fé até as últimas consequências que abre uma brecha para luz da
esperança. “A esperança não decepciona”: Jesus ressuscitou. Está vivo e
distribui vida e esperança para todas as vítimas do mundo e da história. A
partir da vitória do amor, pode-se afirmar, com certeza, que nada do que é amor
verdadeiro se perde. O amor ressuscita na nova terra, mesmo que agora não seja
possível enxergá-lo. Por mais pisoteado que tenha sido, ele não se perdeu.
Existem
pessoas, tanto cristãs como não-cristãs, que, seguindo a sua fé, vivem o amor
no maior esquecimento do mundo. O mundo nem sabe que eles existem e amam. Seus
feitos não aparecem nem nos jornais, nem nas igrejas. São desconhecidos e,
parece que não conseguem transformar nada. Os efeitos do mal os abafam
completamente. Os cristãos (os não-cristãos têm os seus caminhos próprios)
alimentam, no entanto, no mistério de Jesus, morto e ressuscitado, a esperança
que se faz definitiva. Ela, a esperança revelada pela páscoa de Jesus,
constitui-se o centro da sabedoria cristã. Sabedoria esta que é preciso levar
para o homem de hoje, estabelecendo com ele uma relação dialogal. Pois, em todo
ser humano há o desejo do bem, mas talvez ainda não tivesse oportunidade para
se confrontar com a grande revelação de Deus em Jesus
Cristo. Os cristãos, ao dialogar com qualquer ser humano, querem
aprender dele e colaborar com ele. Quem sabe, no diálogo sincero, tanto um como
o outro, podem experimentar autêntico amor, e assim, na esperança, antecipar
algo de novo da terra prometida por Deus a toda criatura, onde o egoísmo não
tem mais lugar.
De
fato, o amor liga tão radicalmente, que quem ama se torna dependente do amado.
É isso que se experimenta no amor de Deus. Ele mesmo, por sua vez, ama tanto a
sua criatura, ao ponto de se entregar totalmente por ela. Diz um poeta que o
amor de Deus pelos seres humanos é tanto que “é assim que deve temer e esperar
até do último dos seres humanos. É mister que espere o que quer que venha à
mente do pecador”. E continua: “Nada pode fazer sem nós. O Criador depende
agora de sua criatura. Aquele que é tudo... depende, espera de quem não é nada.
Aquele que tudo pode, espera daquele que nada pode... porque a este se entregou
inteiramente... Com toda confiança” (Ch. Péguy). Se for essa a experiência de
quem ama, como se pode pensar no desaparecimento do amor? Se Deus aposta tudo,
e se esse tudo ressuscita para poder continuar universalmente com todo o ser
amado, isto é, com todos os homens de todos os tempos e lugares, não é possível
duvidar, mesmo por menor que seja, de qualquer ato de amor. O amor não se
perde, ele ressuscita. Quanto maior for a dor suportada e a injustiça da morte
sofrida, tanto maior a glória da ressurreição.
O amor assume tudo.
Se,
portanto, Deus ama indistintamente a todos os seres humanos, criaturas de seu
amor, nenhum gesto de amor, por mais escondido ou primitivo que seja, há de
passar em branco. Os cristãos, pelo fato de terem acesso à revelação
de Deus em Jesus Cristo, têm o compromisso sério de sinalizar para o
mundo, aprendendo também com ele, que Deus vai até onde está a última de suas
criaturas. E no diálogo com o mundo, lá onde estão os últimos, o cristão vai
testemunhando e aprendendo, uma vez que Deus já está lá. Diálogo é
compartilhar. Dar do que se tem e receber daquilo que o outro possui, caso
contrário não é diálogo, mas monólogo, ou pior, imposição. Essa também há de
ser a primeira preocupação da moral cristã: não faz sentido proibir, mas pelo
contrário, o sentido da ação está na felicidade que se experimenta ao poder
amar. O amor, sim, pode assumir preceitos, por mais dolorosos que forem; mas o
temor, a proibição (“é pecado!”), só desumaniza. Nada de imposto pode atrair o
ser humano que se sente amado, e por isso, livre. Ninguém pode obrigar ninguém
a amar. Somente o ser livre pode se entregar por e com amor.
Pe. Mário Fernando
Glaab.
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