sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Advento - Tempo para renovar-se

O ADVENTO CHEGOU!

            Mais um advento chegou. Mais uma vez renovam-se as luzes em nossos corações. As igrejas, as casas, os jardins e as cidades se enchem de luzes. Todas elas, no entanto, não substituem as que iluminam o interior dos corações das crianças, das mulheres e dos homens que acreditam na grande maravilha do Deus que vem ao encontro de todo ser humano, na figura de uma criança: o Menino de Nazaré.
            Os dias são longos e as tardes muito agradáveis. As famílias vão para as ruas. As pessoas caminham despreocupadas, apenas por caminhar. As crianças pulam e cantam; tudo se reveste de alegria. É tempo de graça. É Deus em meio a nós. Mesmo que o comércio explore exageradamente o momento que lhe é oportuno, não consegue esconder a alegria da fé e da esperança que vai muito além do consumismo. Quantos encontros, quantas saudações e quantos abraços? É aí que as expectativas se renovam. É aí que a vida renasce. Velas a piscar, luzes a brilhar; corações escuros são iluminados e corações duros são amolecidos. Quantos pequenos dons são dados, quantas pessoas lembradas? Até mesmo muitos dos entes queridos que já se foram são homenageados com uma florzinha colocada sobre suas sepulturas. É a vida que no amor se transporta para além da morte – é o Deus da Vida presente entre os seus.
            Advento, tempo de esperar novas manifestações do Salvador. O Salvador se manifesta nos sorrisos, nos gestos de partilha, nos presentes trocados, nos rostos dos irmãos e das irmãs, especialmente na vida compartilhada. Os hinos, os ritmos dos cantos, antecipando o Natal, não deixam dúvidas, o Senhor vem! A cada domingo, lá na capela ou na catedral, a velas da coroa do advento vão se acendendo: a primeira, a segunda, a terceira, e, a quarta. Agora já se sente o grande anúncio do anjo: “Eu vos anuncio uma grande alegria, que será também a de todo o povo: hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós o Salvador, que é o Cristo Senhor! (Lc 2,10)”.
            Advento. O desejo de paz, saúde e alegria se renova. As saudações o dizem abundantemente. Onde mora a paz? Mora lá no coração de cada um que acolhe o Menino que vem. Esses corações encalorados pela verdadeira luz, pelo fogo do amor divino, é que transformarão o nosso mundo de tão frio, tão duro, tão violento e tão desigual em um mundo de calor, de suavidade, de paz e de igualdade, onde não haverá mais dor, nem luto, nem lágrimas, mas alegria e amor, pois “Deus é amor” (1 Jo 4,9), e vem continuamente para nós.
            Feliz tempo de Advento e de Natal!
Pe. Mário Fernando Glaab

WWW.marioglaab.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário