sexta-feira, 2 de março de 2012

Os melhores lugares

SENTAR-SE À DIREITA E À ESQUERDA
Pe. Mário Fernando Glaab
                        É incrível que ainda hoje, depois de dois mil anos de história cristã, a ambição pelos lugares à direita e à esquerda do Senhor é normal. Quase cada dia se ouve e se vê casos nos quais se busca a própria realização egoísta em detrimento das demais pessoas. Os casos não são exclusividade em sociedades laicas, muito pelo contrário, são frequentes em ambientes eclesiásticos. Nem é bom lembrar, mas esconder a verdade pode ser covardia. Comunidades sofrem e perecem por estar contaminadas pela ambição.
                        Quando os filhos de Zebedeu pediram a Jesus a permissão para sentarem um à direita e outro à esquerda, receberam como resposta de Jesus a explicação de que esse direito é para aqueles aos quais foi preparado (cf. Mc 10,35-40). Por ironia, sabe-se que os lugares à direita e à esquerda foram ocupados, quando Jesus revelou a sua glória, não pelos filhos de Zebedeu, mas por bandidos crucificados ao lado dele (cf. Mc 15,27). Isso merece reflexão: então para quem foram preparados esses lugares? Quem merece estar à direita e à esquerda de Jesus em sua glória? Certamente os bandidos não mereceram mais que os filhos de Zebedeu, todavia foi o amor de Jesus que se colocou junto a eles, no lugar do suplício. Ele se pôs entre os que nada têm e nada esperam. A ambição dos filhos de Zebedeu fechou a porta diante de graça de Deus que vem para estar com os que mais precisam, pois “Deus resiste aos soberbos, mas concede a graça aos humildes” (Tg 4,6). O amor de Deus revelado em Jesus de Nazaré não se deixa vencer, e foram justamente os crucificados da história que mais necessitavam desse amor. Por isso eles puderam estar ao seu lado, sofrendo com ele, não por opção deles, mas por amor gratuito de Jesus. Os filhos de Zebedeu não sabiam o que estavam pedindo. A ambição os cegara.
                        Frequentemente se ouve dizer que Deus se afastou de nosso mundo por ser ele tão mal. No entanto, quase todos os que rezam, pedem para que Deus lhes dê sucesso em todos os empreendimentos, especialmente que tenham saúde e muitos bens. Poucos pedem humildade e mansidão. Não faltam os que suplicam honra e poder. Também os líderes religiosos oram assim. Sonham com os melhores lugares, postos onde suas atividades possam dar frutos e aparecer. Querem reconhecimento. Contudo, sem demora dão-se conta de que esforços, trabalhos e maquinações estão sendo em vão. Enquanto alguém pode tirar proveito deles, servem, mas rapidamente são esquecidos quando já não satisfazem. Percebem que lutam sozinhos. Jesus não está com eles. Até parece que sua graça é ineficiente. Onde ela está? Por outro lado, não faltam os crucificados na sociedade e nas comunidades cristãs. Na luta pela sobrevivência nem se dão conta de pedir para que o amor de Deus esteja com eles. Deus, em Jesus de Nazaré, o Crucificado e Ressuscitado, porém, está com eles, mesmo sem pedi-lo. Enquanto os ambiciosos impedem que o Reino de Deus cresça por confiarem nas próprias forças e capacidades, nas honras e no poder econômico; os humildes pecadores – crucificados por todos – não têm em quem confiar, a não ser sofrer com os demais rejeitados, e por que não dizer, com o Crucificado de todos os tempos e de todos os lugares.
                        Sentar-se à direita e à esquerda é para aqueles aos quais foi preparado. Foi preparado para os que não ambicionam por nada, somente querem viver, mas que nem com a vida podem contar. Ao morrer por não haver lugar para eles entre os vivos, encontram-se com aquele que é o Senhor da Vida e que foi igualmente rejeitado pelos vivos. Assim eles podem ocupar o lugar que para eles foi preparado.
                        O mundo precisa redescobrir onde Deus está. No mundo, porém, os cristãos têm a sublime missão de apontar para o Deus-homem, Jesus de Nazaré, que foi colocado na cruz, junto aos excluídos do mundo. Quando as comunidades cristãs, especialmente os líderes religiosos, redescobrirem essa verdade, ambição e prepotência darão lugar para o serviço humilde e comprometedor. O Reino de Deus inaugurado por Jesus tornar-se-á realidade, crescerá e dará muitos frutos. Onde há amor, Deus aí está (cf. 1 Jo 4,16). Deus não pode estar com os ambiciosos, pois estes lhe fecham as portas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário