sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

O Amor não se perde

O AMOR NÃO SE PERDE
Pe. Mário F. Glaab
            É próprio de o cristão acreditar na força do amor. Um grande teólogo, ao observar a falta de esperança em muitos cristãos, perguntava: “Acaso não sabemos que não existe amor que se perde?”, e continuava afirmando, “Sabemos pela nossa fé que o que o amor construiu não será destruído pelos obstáculos, mesmo que assim pareça. O amor que é autêntico realiza, invisivelmente, a nova terra, onde veremos, maravilhados, a construção daquilo que aqui nos parecia fracassar” (J. L. Segundo). Ao afirmar que nenhum amor se perde, diz-se, com outras palavras, que Jesus de Nazaré morreu e ressuscitou. Ou ainda, que Deus enviou ao mundo seu Filho para anunciar-lhe a Boa Notícia de que a vida vence sobre a morte.
            No mundo existe a força das armas, do ódio e da injustiça. O amor, em contrapartida, parece tão frágil, por vezes é engolido nas artimanhas da violência. Os homens de boa vontade, entre eles os cristãos, são provados e desafiados duramente. Caso não estiverem bem fundamentados na fé e na esperança, chegam a pensar que suas ações realizadas com amor e pelo amor estão perdidas para sempre. Podem achar que diante da onda do mal, o bem se perde irreparavelmente. Foi assim que terminou a vida terrena de Jesus. O Pai não tirou seu Filho da cruz. Ele morreu gritando. Onde foi parar toda a sua vida de doação? Todo amor que teve para o Pai e para os semelhantes? Teria se perdido? Nesse exato momento somente a fé pode nos iluminar: “Pai, em tuas mãos entrego o meu Espírito”. Fé até as últimas conseqüências que abre uma brecha para luz da esperança. “A esperança não decepciona”: Jesus ressuscitou. Está vivo e distribui vida e esperança para todas as vítimas do mundo e da história. A partir da vitória do amor, pode-se afirmar, com certeza, que nada do que é amor verdadeiro se perde. O amor ressuscita na nova terra, mesmo que agora não seja possível enxergá-lo. Por mais pisoteado que tenha sido, ele não se perdeu.
            Existem pessoas, tanto cristãs como não-cristãs, que, seguindo a sua fé, vivem o amor no maior esquecimento do mundo. O mundo nem sabe que eles existem e amam. Seus feitos não aparecem nem nos jornais, nem nas igrejas. São desconhecidos e, parece que não conseguem transformar nada. Os efeitos do mal os abafam completamente. Os cristãos (os não-cristãos têm os seus caminhos próprios) alimentam, no entanto, no mistério de Jesus, morto e ressuscitado, a esperança que se faz definitiva. Ela, a esperança revelada pela páscoa de Jesus, constitui-se o centro da sabedoria cristã. Sabedoria esta que é preciso levar para o homem de hoje, estabelecendo com ele uma relação dialogal. Pois, em todo ser humano há o desejo do bem, mas talvez ainda não tivesse oportunidade para se confrontar com a grande revelação de Deus em Jesus Cristo. Os cristãos, ao dialogar com qualquer ser humano, querem aprender dele e colaborar com ele. Quem sabe, no diálogo sincero, tanto um como o outro, podem experimentar autêntico amor, e assim, na esperança, antecipar algo de novo da terra prometida por Deus a toda criatura, onde o egoísmo não tem mais lugar.
            De fato, o amor liga tão radicalmente, que quem ama se torna dependente do amado. É isso que se experimenta no amor de Deus. Ele mesmo, por sua vez, ama tanto a sua criatura, ao ponto de se entregar totalmente por ela. Diz um poeta que o amor de Deus pelos seres humanos é tanto que “é assim que deve temer e esperar até do último dos seres humanos. É mister que espere o que quer que venha à mente do pecador”. E continua: “Nada pode fazer sem nós. O Criador depende agora de sua criatura. Aquele que é tudo... depende, espera de quem não é nada. Aquele que tudo pode, espera daquele que nada pode... porque a este se entregou inteiramente... Com toda confiança” (Ch. Péguy). Se for essa a experiência de quem ama, como se pode pensar no desaparecimento do amor? Se Deus aposta tudo, e se esse tudo ressuscita para poder continuar universalmente com todo o ser amado, isto é, com todos os homens de todos os tempos e lugares, não é possível duvidar, mesmo por menor que seja, de qualquer ato de amor. O amor não se perde, ele ressuscita. Quanto maior for a dor suportada e a injustiça da morte sofrida, tanto maior a glória da ressurreição.
            Se, portanto, Deus ama indistintamente a todos os seres humanos, criaturas de seu amor, nenhum gesto de amor, por mais escondido ou primitivo que seja, há de passar em branco. Os cristãos, pelo fato de terem acesso à revelação de Deus em Jesus Cristo, têm o compromisso sério de sinalizar para o mundo, aprendendo também com ele, que Deus vai até onde está a última de suas criaturas. E no diálogo com o mundo, lá onde estão os últimos, o cristão vai testemunhando e aprendendo, uma vez que Deus já está lá. Diálogo é compartilhar. Dar do que se tem e receber daquilo que o outro possui, caso contrário não é diálogo, mas monólogo, ou pior, imposição. Essa também há de ser a primeira preocupação da moral cristã: não faz sentido proibir, mas pelo contrário, o sentido da ação está na felicidade que se experimenta ao poder amar. O amor, sim, pode assumir preceitos, por mais dolorosos que forem; mas o temor, a proibição (“é pecado!”), só desumaniza. Nada de imposto pode atrair o ser humano que se sente amado, e por isso, livre. Ninguém pode obrigar ninguém a amar. Somente o ser livre pode se entregar por e com amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário